Como aconteceu isso???

Eu estava preparada para fazer um post em homenagem ao níver do Mateus, que foi dia 22, mas tem coisas que não adianta planejar, você simplestemente não conta com isso. Como é que um menininho de quase 2 anos consegue tropeçar e cair sozinho dentro de casa, e com isso fraturar o fêmur?

Como?

Tava toda a turminha do prédio reunida aqui comendo bolo, tomando refri no níver do Mateus, de repente o Biel caiu. Eu vi ele caindo, ele tropeçou provavelmente no próprio pé, porque não vimos nada onde ele caiu que fosse para tropeçar ou pisar. Na hora que ele caiu, a cabeça foi pra trás, e as pernas deveriam ir as duas para frente, mas o pé esquerdo “travou” no chão  e dobrou para fora a medida que ele ia caindo de costas.

Nessa hora quando eu vi o rostinho dele, eu vi que não tinha sido pouca coisa, imaginei que teria torcido o joelho, coisa assim. Ele não parava de chorar, desesperado, não conseguia ficar parado e nem se mexendo, não conseguia mamar, não conseguia fazer nada além de gritar e falar que tinha caído e que estava doendo. Corremos para o hospital. Lá o médico pediu um raio-x da articulação coxo-femural e do joelho, assim daria para ver o fêmur também.

Qual foi a nossa surpresa ao ver uma baita de uma fratura no fêmur, mais ou menos como essa da figura abaixo (na hora nem pensei em tirar foto do raio-x):

Fratura femur

Esse não é o raio-x do Biel, mas o dele foi bem assim.

Como não foi uma fratura simples, o procedimento em crianças da idade dele é sedar, dar anestesia geral, colocar no lugar (é feito uma tração do caramba pra isso) e engessar, com gesso pelvico podálico. É um gesso que pega a perna inteira desde o pé de um lado, passa pelo quadril e vai até a coxa do outro lado. Imobilização total! Para se fazer isso seria necessário jejum de pelo menos 4 horas (por causa da anestesia) e internação, porque no mesmo dia não daria tempo de fazer.

Ele só foi parar de chorar no hospital depois que deram uma injetaram Tramal nele, eu nunca tinha visto ele tão desesperado, na verdade acho que nunca tinha visto filho meu chorar de dor de verdade!

Internamos para fazer o procedimento as 7:30 da manhã, o Daniel ficou um pouquinho com a gente e foi buscar algumas coisas em casa, voltou ficou mais um pouquinho e foi pra casa. Iimobilizaram a perninha dele para ele não mexer e não doer, ele estava bem bonzinho, mesmo depois de colocarem o soro, mas o problema começou quando o soninho veio. Ele é acostumado a dormir de bruços e se assusta quando é colocado pra dormir de costas, se assustava de 15 em 15,  no máximo de meia em meia hora, foi a noite inteira assim e quando ele tinha esses sustos ele mexia a perna com o pulo que dava e acabava doendo e ele chorava, chorava, até dormir de novo. Tentei minimizar isso, colocando um lençol pra fazer peso no peito dele, tentei ficar segurando a mão dele (o que foi pior, porque aí EU me assustava também), mas nada do que eu fazia parava os sustos, o jeito foi tentar descansar assim de pingadinho a noite toda. Pior é que ele estava de jejum, a partir da meia-noite não deixaram eu dar nem leite materno. Ele pedia, mas nem tinha como tirar ele do berço para dar, foi horrível!

Eu já estava com dor em tudo, mas com os sustos meu peito doía absurdamente! As 6:00 resolvi levantar de uma vez, me ajeitar e esperar buscarem o Biel. 6:30 deram o sedativo e ele deu uma relaxada. As 7:00 já vieram para levar para o Centro Cirúrgico, fui até a porta, dei uma cheirada básica nele, segurei o choro, expliquei o que iam fazer com ele e ele foi, sozinho, de novo, aí eu não aguentei e fui pro quarto pra chorar. Só que no meio do caminho tinha uma mãezinha de um RN que estava tratando de icterícia, com o baby pendurado no peito, ele era cabeludinho como o Biel quando nasceu, e bem peludinho. Nessa hora, o choro foi embora, ela estava com problemas pra amamentar, dei umas dicas, e pelo jeito o baby já estava se recuperando, porque das 7:30 até o meio dia que foi o horário que fomos embora ele tinha mudado completamente de cor!

Fui pro quarto, nem consegui chorar, deitei no sofazinho e apaguei! Acordei com o médico vindo me explicar que estava tudo bem, que conseguiram colocar o osso no lugar, que ele jajá viria para o quarto.

Me deu um alívio tão grande que consegui até comer! Ele veio dormindinho ainda, dormimos juntos e sem sustos até o Daniel chegar, lá por 10 horas. Teve um pouquinho de febre (na verdade nem foi febre, 37,6°), mas passou, e lá por meio dia estávamos saindo do hospital, graças a Deus!

O gesso é um capítulo à parte, muito complicado o lance de que fica numa parte que bem, sai xixi e coco! Então pra minimizar futuros futuns, tenho colocado 2 fraldas, uma por baixo e outra por cima, tem funcionado, até agora o gesso não molhou.

Pra dar banho, nessas horas que eu agradeço ter feito curso na área da saúde, damos banho de leito, eu e o Daniel, Biel fica cheirosinho, com o cabelo limpinho e o gesso seco!

Para amamentar tem sido difícil, de vez em quando ele acerta a posição, mas na maioria das vezes ele fica nervoso, porque não quer ficar em determinada posição pra mamar, é bem complicado.

Tentei me culpar já pelo que aconteceu, só que realmente, não tinha como ninguém segurá-lo naquela hora, e da maneira como ele caiu, nós estávamos perto dele, mas não a ponto de alcançar. Só quero que o mês passe logo (30 dias de gesso) e que ele volte a dançar com os pezinhos como ele tanto ama! Ele tem dançado com a cabecinha e as mãos :).

Biel, fica bom logo!!! Consegue brincar mesmo engessado

A todas as amigas tuiteiras, um obrigada de coração pela força e pelas orações, a todos os amigos e parentes também, muito obrigada!

Fico devendo um post pro Mateus, que do jeito que é com certeza vai cobrar depois que a poeira abaixar rs…

BjoS!!!

27 Respostas

  1. Tadinho do Biel!!! Eu não sabia que isto tinha acontecido, tomara que ele fique bom rapidinho, vou rezar bastante pra ele se acostumar e não sentir muita dor. Não fique se culpando, crianca cai mesmo. Infelizmente isso acontece, né? Beijocas e muita força!!

  2. Puxa vida, que dó de todos vocês e do Biel em especial.
    Ainda lembro de postares no tui que tinhas chamado os amiguinhos do Mateus pra comerem o bolo…
    Vou torcer pra que o mês passe a jato e que ele fique bem o mais rápido possível.

    bjs

  3. Ai Lilaaaa q dó, mas Deus te capacita e te capcitará mto mais pra q esse mês passe logo e sem mto sofrimento… bjs e se precisar GRITAAAA

  4. ow meu deus!!!!
    tadinhu do biel…vai passar aniversario de gesso …
    ah marilia da um bjinhu nele por nós aqui em casa!!!
    imagino como foi dificil…quando o meu fico p toma luz ja chorei o tempo todo imagina uma cirurgia…
    que deus abençoe vcs ai!

  5. Melhoras para o Biel e força para vc e Daniel que possam superar bem este acontecimento triste. Abraços

  6. Ai Mari, tadinho, acontece cada coisa com crianca que a gnt nao tem como evitar, não se culpe acidentes acontecem, ele tropeçou e caiu e esse mes vai passar rapidinho sim e ele vai ficar bom, nessa idade o corpo sara rapindo.
    mas agora o biel ja tem uma historia pra contar do tipo “quando eue ra criança…”.
    Melhoras pra ele e força pra vocês. beijos

    @Teh_Takahashi

  7. Ai Mari, nem imagino o q vcs passaram!….Q agonia….30 dias, passa logo, passa logo! Beijo pra vcs!

  8. Ai Mari, chorei! Estou triste! Espero que esse mes passe logo!!! beijos

  9. Oi Marilia! Gesso em criança é história para contar quando ele crescer! Super força para vcs! Um bjo!

  10. […] This post was mentioned on Twitter by marimercer, marimercer. marimercer said: Como aconteceu isso???: http://wp.me/p19rs-2P […]

  11. Oie….pecado do Biel….

    Mas vai passar, e se precisar, chame….bjos pra vcs…e pros meninos em especial!!!

  12. olá .
    sei bem o que sentes o meu filhote de 2 anos está na mesma situação.
    caiu no dia 27 em casa da ama, nunca tinha visto o meu filho a sofrer tanto.
    e as duas primeiras noites foram terriveis com espasmos constantes na perna sem conseguir dormir e a dor .
    agora está bem mais calmo e com um peso na perna para o osso ir ao sitio ,penso que não vai ser preciso operar por o osso partir a direito.
    mais uns dias depois vai ser engessado como seu filho, doi muito ver nossos filhos a sofrer assim e presos sem puderem saltar e brincar como é próprio nesta idade.
    obrigado pelo seu testemunho.as melhoras para o seu filho

  13. meu filho tambem é Gabriel, João Gabriel.

  14. Obrigada a todos pelo carinho, pelas orações e pela força! Vou atualizar o blog com mais notícias e avanços do tratamento.

    Marco

    Melhoras para o seu filho também, o gesso parece muito ruim de lidar no começo, mas depois a gente pega o jeito. Vou fazer um post de como colcoar a fralda para não sujar o gesso.

    Obrigada novamente pessoal!

    BjoS!

  15. olá
    como esta o teu filho?
    como é o dia a dia do seu gabriel está a ultrapassar bem? ele não s chateia de estar sempre prso como estas a faser para o entreter, brincar e comer?

  16. olá
    como esta o teu filho?
    como é o dia a dia do seu gabriel, está a ultrapassar bem? ele não se chateia de estar sempre preso’? como estas a faser para o entreter, brincar e comer?

  17. meu filho vai ser enjessado hoje. 😦

  18. Minha filha de 3 anos tb caiu semana passada e teve uma fratura igual essa da foto. So que o medico disse q vai ficar com o gesso uns 60 dias. Semana que bem é o aniversario e estava ja tudo pronto pra fazer uma festinha pra ela, mas mesmo assim vamos fazer.
    bjus

  19. Estou passando pelo mesmo momento que você. Ontem 26/07 logo pela manhã fui sair de casa pra levar meu filho pra tomar um sol, quando desci UM degrau da cosinha para o quintal, escorreguei no tapete, tentei ao máximo segura-lo, mas não consegui proteger tudo, as perninhas bateu na quina do degrau, ou seja, fraturou o femur e dois lugares. Eu tbm tive problemas no pé, quebrei dois ossos do tornozelo. Além de ter acontecido tudo isso com meu filho, não tenho condições de ficar com ele no hospital. Ontem ele colocou esse gesso para imobiliza-lo, espero que hoje ele venha pra casa. Quinta-feira sera a minha vez, terei de operar e colocar pino. Estou me sentindo péssima e culpada por ter segurado ele direiro… A força era tanta para protege-lo que a mão que o segura durante a pancada abriu meu pulso e esta até a metade do braço toda roxa. Estou aqui orando muito pra que tudo isso passe bem rapido… Prefiria estar enfaixada, com gesso até a cabeça, mas queria ver meu filho bem, sem choro e etc… Fale pra mim como foi a recuperação dele qdo tirou o gesso? E se realmente ele retirou com 1 mês? Beijos, boa sorte.

  20. Oi gente, tbem estou passando por esta situação horrvel… Meu filho de quase 3 anos caiu na escola na semana pasada e está aqui no hospital com uma tração na perna por onde vai ficar 21 dias e depois engessar… Estou arrasada; é penoso demais! Por favor, me ajudem, como é a recuperação, e depois? Fica tudo bem? Quanto tempo de gesso? HELP!

  21. Gostaria de saber como foi a recuperação de seu filho….minha filha caiu semana passada em cima de uma bola e quebrou o femur bem parecido com a foto….
    Ela está engessada com o Biel e completou dois anos no dia 23/01…sua festa seria dia 22/01 mas, prorrogamos ( ainda sem data ) para qdo ela estiver andando…
    Gostaria de saber como estava a fratura na semana seguinte a queda pois, a minha filha fez o procedimento no centro cirurgico e o osso estava direitinho no lugar mas, hj qdo a levei ao medico o osso abriu de novo mas, o ortopedista disse que é normal que o que importa é o osso estar encostado em algum pedaço que ele vai formar um grande calo e vai ficar bom…
    Queria também saber qto tempo depois que o Biel tirou o gesso que ele voltou a andar normalmente…

    bjos…de uma mãe super preocupada..
    patricia.

  22. Foi muito esclarecedor como seu filho quebrou a perna, tive a mesma experiência no dia 21/01, mas ninguém viu como aconteceu, agora depois de ler seu relato pude compreender como pode ter acontecido, foram os 40 dias mais longos da minha vida, vendo meu filho com aquele gesso.
    Ele retirou o gesso essa semana, na última terça feira, mas ele ainda não anda sem apoio, o pior que percebi hoje que sua perna esquerda, onde ele quebrou o femur está um pouco menor 1,5cm aproximadamente, estou desesperando pois não sei oque fazer.
    Gostaria de compartilhar com você experiência e tentar amenizar o sofrimento.
    Muito obrigado por compartilhar isso com todos.

    abraços

    henzo

  23. Estou passando por isso com o meu Gabriel de dois anos e meio…. Ele caiu na escola, estava subindo em uma pilha de colchões e desenquilibrou e caiu… Ai me ligaram… Estava chorando muito, muito, muito…… Fizeram o mesmo procedimento, ele vai ter que ficar de 45 a 60 dias com o gesso…. Maior dó!… Fomos embora ontem e retornamos hoje….. Ele esta muito assustado, demais da conta…. Deram remedio para dormir e para se acalmar, mas ele não se acalmou, só aumentou mais o sono…. Que desespero viu

  24. Olá, pesquisando sobre fraturas de femur na internet achei este blog…. é bom dividir momentos complicados com quem já passou ou está passando….a 15 dias meu filho José de quase 3 anos fraturou o femur numa cama elastica no interior de sao paulo….seu irmão de 6 caiu em cima dele, ele tentou sair, e quebrou “torcendo”, segundo o médico uma fratura grave. Muita emoção, mas na hora agente sabe né? Coxa inchada e ele com tanta dor que acabou “apagando” nos meus braços 2 X na estrada indo para o hospital em SÃo Paulo. Terrível, fora o irmão que estava péssimo se sentindo culpado.
    Foi feita uma tração para colocar tudo no lugar…. E vêm a história do gesso, que mais parece coisa da pré história. Eu nunca tinha visto e fiquei chocada. Agente acaba se adaptando a tudo na vida, mas parece que o tempo não passa. Muito carinho, atenção, todas as minhas energias voltadas para ele. Como ele está grande, mais o peso do gesso confesso que estou esgotada. Ele já estava sem fraldas….voltou para elas….estava tirando chupetas e mamadeiras….voltou tbem…..
    Sinto que ele está completamente “infantilizado”, cheio de dengo e muito assustado ainda. Sei que tudo isso vai passar, mas não está sendo fácil. Meu marido e eu eu estamos nos ajudando, mas toda essa loucura deixa o casal “a flor da pele”.
    O José é um doce, muito meigo e sabemos que tudo isso só vai fortificar todos por aqui.
    Segundo o médico ele vai ficar 10 e não será necessário nem fisioterapia. Mas tenho receio de como será qdo tirar esse gesso…
    Se vai mancar, se sentirá dor, qto tempo etc.
    Hoje mesmo ele teve um ataque de choro de dor, muita dor. Liguei para o médico e ele disse que pode ser uma caimbra.
    Ele já está ficando mais confiante, ai quer mudr de posição, virar de barriga para baixo etc…
    Sempre ficamos na dúvida se pode ou não…
    Só quero meu filho feliz, quero que tudo isso passe…
    Tenho certeza que essa história será apenas mais uma em nossas vidas, estamos aprendendo e tendo aulas com nossos pequenos sempre.

  25. foi muito bom ler essas experiencias de vocês,meu filho Davi em 03 /12/2013,ele ia fazer 2 aninhos no dia 20,passou o niver com gesso,caiu pertinho de mim,pisou na bola e ao invés de cair de bunda
    uma perna foi para traz a outra para frente,meu Deus.. que coisa estranha,na hora eu já senti uma dor na alma e gritei quebrou,
    levamos para o Upa encaminhou pra santa casa achei que era simples e me desesperei ao saber que tinha que ir para o centro cirúrgico,mois dois choramos a noite toda,ele assustava de 5 em 5 minutos,a hora parecia não passar,eu chorava e dizia a ele que queria sofre aquela dor por ele me sentia culpada por ter levado ele pra brincar um pouquinho la na calçada,me sentia um anjo sem asas,
    dizia pra Deus que me perdoasse pois o anjo que ele enviou pra tomar conta do Davi tinha falhado.depois la pela as 9:30 do dia 04 fizeram essa tal cirurgia que coloca o osso no luga. eu tava sobre efeito de 4 calmantes que tinha tomado na noite anterior,mas não sai
    da porta da sala de cirurgia,fiquei la até me devolverem meu filho,
    tava mas assustado ainda e chorava demais,o medico veio olhar ele
    umas 4;30 e disse leva pra casa,trouxemos pra casa ele acalmou mas,mas tinha que dormir agarrado comigo,hoje ta com 30 dias,
    o retorno é dia 08/01/2014 vão tirar e fazer raio x .depois eu posto mas sobre o que aconteceu e a higienização.

  26. Minha bebê de 4 meses fraturou tb… o dela em cima do joelho. .. Gostaria de mais dicas sobre o cuidado.

  27. Boa tarde
    Muito bom seu post eu tô na mesma situação e tô sem chão só choro. Minha filha de 1 ano e dez meses caiu ontem numa festa e fraturou o fêmur tambem
    Não chegou a separar o osso tipo trincou, mas foi grande
    Tá sendo tão difícil pra mim, e parece que vc levou td tão de boa
    A Manu não consegue sentar, seu filho parece que ficava meio sentado
    Ele ficou muito irritado?
    Como foram esses 31 dias de gesso pra ele e pra vc
    Me ajuda, preciso de uma luz🙏🏻😘

Deixe um comentário

